Pular para o conteúdo principal

Memória de Investigação da Cultura Escolar


Prática pedagógica do professor em uma escola particular da educação infantil.

  Ayalla Mendes 
Evelin Peixoto
Karolline Coelho
           
Esta pesquisa teve o intuito de observar a prática pedagógica do professor na educação infantil, e como ocorre a sistematização do planejamento de aula. A prática pedagógica é o jeito em que o professor conduz suas aulas, e o seu exercício de ensinar, reparamos, portanto que a docente não obtinha um planejamento eficaz e com isso suas aulas acabavam por ser rotineiras e sem interatividade. Com isso nossa observação se concedeu em uma escola denominada J.l, situada no bairro do jequiezinho,a pesquisa utilizou como instrumento investigativo entrevistas e observação direta das aulas a partir dos referenciais estudados, utilizamos dois teóricos para fundamentar nossa pesquisa, conceituamos que a educação infantil é a fase em que as crianças passam por processos de desenvolvimento e crescimento pessoal onde é necessários olhares atentos  para esses seres em evolução, Segundo Kuhlmann (2003); Educação Infantil em um sentido bastante amplo, envolvendo toda e qualquer forma de educação da criança na família, na comunidade, na sociedade e na cultura em que viva.
No entanto para que esse processo de crescimento aconteça a criança precisa de mediadores dispostos a investir nesse progresso e para que a prática pedagógica se realize é necessário planejamentos adequados, dessa forma é possível entender como se dá o processo do aprender e ensinar.
Segundo Tardif (2002); O professor é um profissional dotado de razão, e a prática pedagógica é construída no processo de aprender fazendo e conhecer fazendo. Na atuação profissional é que se aprende a ser professor; quando se vencem obstáculos, indica-se que se sabe.    
 Com isso a escola pesquisada foi inaugurada em 1992, com o objetivo de atender as crianças da comunidade local, as salas são amplas, possuem ar condicionado, bebedouro, na área externa encontram-se cinco banheiros, brinquedoteca e uma cantina. No decorrer das observações no grupo quatro foi possível analisar que a docente não traz nenhum tipo de prática pedagógica e com isso seu planejamento não proporciona o aprendizado e a interação dos seus alunos, são aulas monótonas e rotineiras sem nenhuma perspectiva de interatividade, deixando os alunos saturados a professora não tem controle absoluto da sala de aula, enquanto, a atenção está voltada para alguns alunos os outros ficam sem acompanhamento. Quando observamos o grupo cinco, percebemos a diferença da prática de uma para outra, pois a segunda professora possuía uma dinâmica, as aulas eram interativas e construtivas, seu planejamento era  elaborado de acordo com a BNCC e com os materiais didáticos que são disponibilizados pela escola, a docente conseguia, portanto se organizar e passar segurança para os alunos fazendo com que os mesmos se interessassem pelas aulas.
Findamos a pesquisa constatando como é necessário que o docente tenha uma praticas pedagógica em sala de aula e um planejamento flexível que venha atender as demandas que o sistema disponibiliza para o professor alcançando assim à devida aprendizagem a  todos os alunos.

                             

Referência

TARDIF, Maurice, Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. In: Revista Brasileira de Educação, n°13, 2000.

KUHMANN JR. Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memória de Educação Infantil

EXPERIÊNCIA QUANDO CRIANÇA AO INGRESSAR NA EDUCAÇÃO Escrever esse memorial é para mim um tanto quanto difícil, uma vez que, não me recordo de muita coisa envolvendo a minha infância; os resultados aqui expressos são frutos de uma pesquisa, na qual indaguei familiares e amigos, que me ajudaram narrando pequenas histórias do meu passado. Eu não gosto muito de falar do meu passado, eu sei que minha mãe passou muitas coisas, e até hoje isso está dentro de mim; eu admito que sou uma pessoa muito sensível; o choro é algo que me marca até hoje; é como se a criança do passado ainda estivesse internalizada em mim, isso me incomoda muito, porque sou conhecida como a menina que chora por tudo; já estou procurando ajuda com uma profissional formada em psicologia, mas creio que essa angustia em minha alma me impede de narrar minha infância com todo o afinco que poderia empenhar; mesmo assim, deixo minhas marcas do passado, para expressar, nos meus limites, minha infância. Eu era vista co...

Memória de Alfabetização

MEU PERCURSO HISTÓRICO VIVIDO NO  PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO - VIVÊNCIAS COM A LEITURA E ESCRITA APRESENTAÇÃO O presente memorial visa descrever a minha trajetória inicial durante o processo de alfabetização focando as minhas experiências com a leitura e escrita como possibilidade de resgate desses momentos para compreensão do processo de aprendizagem durante a apropriação e sistematização dos códigos linguísticos. Essa atividade foi proposta pela disciplina de Alfabetização I, do terceiro semestre, do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. 1.  MEU PERCURSO HISTÓRICO DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: VIVÊNCIAS COM A LEITURA E ESCRITA Escrever esse memorial é para mim um tanto quanto difícil, uma vez que, não me recordo de muita coisa envolvendo a minha infância; os resultados aqui expressos vieram de fruto de uma pesquisa onde indaguei familiares, amigos e minha antiga professora, que me ajudaram...